Contato
Já é cliente?
Simulador de Consórcio
Entenda o Consórcio
Institucional
Créditos



Tire suas dúvidas
Tire suas dúvidas com nossos especialistas

Entenda o Consórcio

Confira algumas das principais dúvidas a respeito de consórcio


Quanto tempo demora para eu ser contemplado?

Como a contemplação no sistema de consórcio ocorre mediante o sorteio da cota na assembleia, não há como assegurarmos um prazo fixo para a contemplação. A mesma ocorrerá dentro do prazo estipulado pelo grupo, e poderá aumentar suas chances em caso de oferta de lance na cota, que será sigiloso até o momento do sorteio, não havendo como garantir se será ou não, a oferta contemplada.


Por que minha última parcela veio com um valor maior?

As cotas de imóveis são reajustadas de acordo com o INCC (Índice Nacional de Construção Civil) uma vez ao ano, mais especificamente, no aniversário de adesão da cota. Para as cotas de automóveis, o índice de reajuste é o IPCA, atualizado sempre de acordo com os valores de mercado. Esse reajuste é cobrado antes da contemplação, para que assim que sorteado, seu crédito esteja com o valor médio de mercado para compra do bem. Se sua cota já estiver contemplada, o reajuste também ocorre, para que os próximos consorciados a contemplar, possam receber o valor atualizado para a compra.


Cancelei meu consórcio e agora não posso mais fazer outro com o que já paguei

Quando uma cota está cancelada e em seu grupo há disponibilidade de vaga, você tem a opção de reativar sua cota, ou seja, mesmo depois de cancelada e substituída por uma cota ativa, em caso de vaga disponível, você poderá reativar sua cota e continuar pagando, diluindo as parcelas em atraso sobre as próximas a pagar. Você continua a investir em seu sonho, sem perder nenhum centavo do que já foi pago!


Cancelei o meu consórcio, e agora? Vou receber os valores pagos só quando encerrar o grupo de consórcio que eu participava?

Não necessariamente! De acordo com a lei 11.795 publicada em fevereiro de 2009 pelo Banco Central, ao cancelar o seu consórcio, sua cota continua participando dos sorteios mensais normalmente, e assim que sorteada, ao invés de receber o bem contratado, recebe os devidos valores. Como as parcelas pagas anteriormente foram usadas para contemplar outras cotas nos respectivos meses, o valor investido não fica parado na cota, o que faz com que seja necessário aguardar o sorteio para receber estes valores. Essa medida de devolução foi adotada pelo Banco Central para tornar a devolução mais justa não só para os cancelados, mas também para todos os integrantes do grupo de consórcio. (clique aqui para ler a lei na íntegra)


Minha cota foi a 4ª sorteada no globo, mas mesmo assim não fui contemplado…

A contemplação no sorteio ocorre da seguinte maneira: são retiradas do globo giratório, 10 bolinhas, onde a cota contemplada por sorteio, será aquela que ficar na décima posição. Caso a mesma já esteja contemplada ou esteja com alguma parcela em atraso, a contemplação será revertida para a nona, e assim, sucessivamente. Essa é uma regra da assembleia e não poderá ser mudada em nenhum tipo de ocasião.


Eu posso adquirir um bem diferente daquele previsto no contrato?

Sim, porém está restrito a bens da mesma classe, assim considerados os móveis e imóveis. É importante salientar-se que o consorciado é contemplado como valor de um crédito com o qual poderá adquirir um bem. O bem objeto do Contrato de Adesão serve apenas como referência do valor do crédito que será disponibilizado pelo Grupo de consórcio. O consorciado, portanto, receberá o valor de um crédito com o qual poderá adquirir o bem de um fornecedor de sua preferência. Assim, a dívida do consorciado tem origem com a utilização do crédito e não com o bem adquirido. Mas, o bem adquirido será dado obrigatoriamente em garantia do pagamento da dívida. O bem adquirido pode ser de valor maior ou menor que o crédito a que o consorciado fora contemplado. Em razão disso, se o bem a ser adquirido possuir valor maior do que o crédito a que fora contemplado o consorciado deverá pagar a diferença junto ao fornecedor. Se bem a ser adquirido possuir valor menor que o crédito a que fora contemplado, a diferença deverá ser obrigatoriamente utilizado pelo consorciado para o pagamento das prestações devidas, na ordem inversa do vencimento da última parcela.


O que acontece se o bem padrão deixa de ser fabricado?

Quando o bem padrão deixa de ser fabricado, a Administradora convocará Assembléia-Geral Extraordinária para decidir a sua substituição por outro existente no mercado. As prestações dos consorciados NÃO CONTEMPLADOS serão recalculadas com base no crédito do novo bem padrão, considerados os pagamentos já efetuados. Os consorciados já CONTEMPLADOS não se sujeitarão a qualquer alteração, pois já receberam e utilizaram o valor do crédito e, em razão, as prestações serão reajustadas na mesma proporção da alteração verificada no preço do novo bem.


Quando o consorciado poderá ser excluído do grupo?

Para grupos constituídos até 5 de fevereiro de 2009:
Por falta de pagamento das prestações, conforme estabelecido em contrat. A devolução das quantias pagas ao Fundo Comum e, se for o caso, ao Fundo de Reserva, será feita pela administradora somente ao final do grupo. Do valor a ser restituído, poderá ser aplicada cláusula penal em favor do grupo e da administradora, em virtude da quebra de contrato que afeta a ambos.

Para grupos constituídos a partir de 6 de fevereiro de 2009:
Também por falta de pagamento das prestações, conforme estabelecido em contrato. Nesta opção, o consorciado participará dos sorteios realizados nas assembleias gerais ordinárias de contemplação, com o fim exclusivo de devolução das quantias pagas ao Fundo Comum. Do valor a ser restituído ao excluído, poderá ser aplicada ainda cláusula penal (redutor) em virtude da quebra de contrato.


Todo mês haverá contemplação por sorteio e lance? Qual o critério adotado para efetuar as distribuições de bens?

As distribuições serão SEMPRE conforme os recursos disponíveis do Fundo Comum do grupo. Se o Grupo tiver saldo em caixa suficiente para liberar o valor do crédito correspondente ao bem objeto, primeiro será procedida à distribuição por sorteio. Depois, se sobrar saldo, será procedida à distribuição por lance. Se o Grupo não tiver saldo em caixa suficiente para a distribuição por sorteio, será procedida apenas a distribuição por lance de acordo com os recursos em caixa.


Posso ofertar o bem que possuo como lance?

O lance somente pode ser ofertado e pago em dinheiro; porém, o consorciado pode negociar o bem que já possui com o seu fornecedor para efetuar o pagamento do valor do lance.


Havendo atraso no pagamento após a contemplação há a cobrança de multa/juro?

Sim, há cobrança de multa de 2% e juros moratórios legais (12% ao ano), cujo taxa diária correspondente de 0,033%.


Quando o consorciado encerra sua participação em um grupo?

O consorciado que já tenha adquirido seu bem ou serviço e quitar a totalidade do débito encerrará sua participação no grupo, com a consequente liberação das garantias fornecidas.


Como proceder após efetuar a quitação do consórcio?

O consorciado deverá entrar em contato com a Administradora e solicitar a liberação da alienação fiduciária ou o cancelamento da hipoteca de acordo com o caso.


Posso antecipar o pagamento de prestação ou saldo devedor?

Verifique no contrato as condições para o pagamento antecipado de prestações. Veja se a ordem de quitação é direta ou inversa. Se a ordem é inversa, a antecipação de pagamento quitará as prestações vincendas a contar da última. Se a ordem é direta, o valor antecipado indicará o número de parcelas consecutivas pagas, retomando-se a seguir os pagamentos a serem efetuados nas datas do respectivo vencimento.


Posso adquirir mais de uma carta?

Sim, o consórcio permite adquirir mais de uma carta de crédito inclusive para compra de um único imóvel.


Como proceder em caso de atraso ou falta de pagamento das prestações?

Procure a administradora e tente fazer um acordo. Ela não estará obrigada e algumas vezes não poderá mesmo fazê-lo. Entretanto, fará o possível para ajudá-lo.

Se você ainda não tiver sido contemplado e notar que não vai conseguir pagar suas prestações, poderá, com a concordância da administradora, optar por um bem ou conjunto de bens de menor valor. Assim, sua prestação diminuirá na mesma proporção do valor do bem escolhido. Você pode, ainda, transferir sua cota para outra pessoa.

O grupo depende da contribuição de todos os participantes para cumprir seu objetivo. Por isso, o atraso ou falta de pagamento de prestação terá para o consorciado devedor as seguintes consequências:

a. Exclusão de votação nas assembleias gerais extraordinárias;
b. Não participação em sorteio e/ou lance;
c. Juros de 1% ao mês e multa de 2% sobre as parcelas não pagas, cujo valor será calculado sobre o preço atualizado do bem ou serviço;
d. Exclusão do grupo conforme estabelecido no contrato;
e. Se contemplado, desde que não tenha utilizado o crédito, poderá ter sua contemplação cancelada por deliberação da assembleia geral ordinária;
f. Caso já esteja de posse do bem e o atraso for superior a 30 dias, a administradora poderá executar as garantias fornecidas pelo consorciado, além de cobrar multa e juros.

Fontes: ABAC – Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios e Banco Central do Brasil



O consórcio é
81,26%
mais econômico do que o financiamento.


Clique e veja uma comparação

Procurando Consórcios de Imóveis, Veículos ou Cartas Contempladas? A Comprare Consórcios é representante autorizada Caixa Consórcios, Embracon Consórcios e Sinosserra Consórcios em Porto Alegre, RS. Nossa missão é oferecer sempre a melhor opção em consórcios de imóveis ou veículos. Trabalhamos com as melhores administradoras de consórcio do Brasil. Oferecemos cartas contempladas, temos várias opções de consórcios contemplados de imóveis e veículos. Fale com nossos especialistas e tire suas dúvidas sobre consórcio.


Comprare Assessoria Imob. Com. Rep. Ltda. CNPJ: 07.061.679/0001-78. Av. Benjamin Constant, 1642. Bairro São João. Porto Alegre, RS.

Ligue Agora
(51) 3079-8703
WhatsApp
(51) 99804-5454
Fale com um Especialista
Atendimento Online
Cartas Contempladas
Veja as Opções de Crédito


Comprare Assessoria Imob. Com. Rep. Ltda. CNPJ: 07.061.679/0001-78. Av. Benjamin Constant, 1642. Bairro São João. Porto Alegre, RS.